HARDOX 450 / 500 / 550 / 600

Chapa resistente ao desgaste

São aços estruturais que têm como principal propriedade a resistência ao desgaste por abrasão. Com durezas Brinell mínimas que vão de 450 até 600 HB.
São aplicados em caçambas, tremonhas, transportadores de minérios, altos fornos, ventiladores industriais, etc.
Com sua inigualável combinação de dureza e tenacidade, a chapa resistente ao desgaste Hardox é a responsável por definir no mundo os padrões do aço de alta resistência à abrasão (AR).
Ideal para aplicações abrasivas e ambientes agressivos com intenso desgaste.
As peças e chapas resistentes ao desgaste Hardox oferecem uma melhor resistência ao desgaste, maior capacidade de impacto e vida útil prolongada aos seus equipamentos.

A família Hardox possui a chapa resistente ao desgaste original – mais fina e mais espessa, variando de 0,7 mm a 160 mm.

Ao oferecer uma excelente qualidade, confiabilidade e desempenho, o Hardox mantém os seus equipamentos e a sua empresa em plena atividade.

Resistente a abrasão

A dura realidade dos processos abrasivos

Dureza é a propriedade que oferece excelente proteção contra desgaste durante a vida útil das peças.

  • O Hardox minimiza o desgaste, uma vez que as bordas do material abrasivo encontram dificuldade para penetrar e cortar a superfície dura do Hardox.
  • Hardox possui uma dureza que vai muito além de sua superfície.
  • A dureza não entra em conflito com o desempenho estrutural da chapa resistente ao desgaste Hardox.
  • O aço Hardox encontra-se disponível em variedade de graus e dimensões, para atender à sua aplicação.

Produzido para suportar ao desgaste

Rochas, areia, carvão, minerais, sucatas de metal, madeiras, grãos e seus processos e outros materiais hostis não são páreo para as chapas resistentes ao desgaste Hardox.
Com a sua combinação de alta dureza, resistência e tenacidade, o aço Hardox é a escolha correta em aço de alta resistência à abrasão para ampliar a vida útil dos equipamentos, peças e estruturas nos ambientes mais difíceis.

Uma vida de economias

A resistência ao desgaste extremo também é um fator estratégico de negócio. Ao aumentar a vida útil de seus equipamentos, você perceberá um aumento de produtividade e consequentemente redução de custos.

Tenacidade

Forte o suficiente para não trincar

Graças à sua extrema tenacidade, Hardox resiste a choques, pancadas, batidas ou golpes do dia a dia.
Com as suas ótimas propriedades de processamento na manutenção, você pode dobrá-lo, moldá-lo e soldá-lo, mantendo sua resistência à formação e propagação de trincas. Hardox lhe ajuda a minimizar os custos em manutenção e paradas dos seus equipamentos.

Propriedades estruturais

Tenacidade é a diferença fundamental entre a chapa resistente ao desgaste Hardox e o aço resistente à abrasão comum.
É ela que ajuda e possibilita a utilização do Hardox como aço estrutural.
Permite assim, que você possa dobrá-lo, moldá-lo e soldá-lo, sem perder as suas propriedades. Juntamente com a sua alta resistência à deformação permanente, isto permite obter designs mais leves.

As vantagens da tenacidade

  • Pode receber golpes fortes sem ficar deformado
  • Resistirá às trincas caso seja exposto à deformação plástica

STRENX 700 e / STRENX 700 MC D

São aços de alta resistência mecânica, onde o limite de escoamento mínimo de 650 – 700 MPa de acordo com a espessura e aplicados em chassis de carretas e semirreboques, equipamentos de construção e agrícola, vasos de pressão, caçambas de caminhões, carros blindados, pontes, guindastes telescópicos e articulados, equipamentos marítimos, etc.

O Strenx 700 E obteve suas propriedades mecânicas por têmpera e revenimento subsequente. As propriedades da condição de entrega não podem ser mantidas após exposição a temperaturas superiores a 580ºC.
O aço de alto desempenho Strenx pode fazer com que os seus produtos sejam mais fortes, mais leves, mais seguros, mais competitivos e mais sustentáveis. O chamamos de aço de alto desempenho porque ele agrega desempenho, sendo superior ao aço estrutural comum.
O Strenx 700 E atende os requisitos da EN 10 025-6 para o grau S690 e suas espessuras e encontra-se em conformidade com a S 690 QL e está disponível em chapas com espessuras de 4–160 mm.

O Strenx 700MC D atende a norma EN 10149-2. Dentre as aplicações típicas, temos uma ampla variedade de peças e componentes de estruturas críticas de sustentação de carga.
O Strenx 700MC D é fornecido em bobinas e chapas.

Algumas vantagens

  • Superior capacidade de dobra e qualidade de superfície
  • Soldabilidade com excelente resistência e tenacidade na ZTA
  • Excelente consistência ao longo da chapa garantida por tolerâncias estreitas
  • Alta resistência ao impacto, o que resulta em boa resistência a trincas

Soldagem

O Strenx pode ser soldado por qualquer método convencional de soldadgem. A soldagem MAG é a técnica mais comum atualmente, por sua facilidade de automação e alta produtividade. Outros métodos adequados são a soldagem por eletrodo revestido, TIG, plasma, arco submerso e a laser.

Corte térmico

O corte térmico de chapas de Strenx podem ser realizado por oxicorte, plasma e laser.

Corte a frio

O corte a frio do strenx é melhor realizado com guilhotinas. Os fatores mais importantes são a folga, o ângulo de corte e dureza da faca. Deve-se permitir que a chapa se aqueça completamente +20ºC antes de ser cortada

Dobra

Processos de dobra e calandra do aço Strenx podem ser feitos usando máquinas de dobra convencionais. Propriedades uniformes, tolerâncias rígidas de espessura e alta qualidade superficial asseguram um processo de dobra previsível

Usinagem

O Strenx normalmente pode ser usinado sem equipamentos especiais. É recomendado maquinário estável, equipado com ferramentas de aço rápido de metal duro ao furar, escarear, rosquear, tornear e fresar.